sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Imitação de Cristo por Tomás de Kempis - Capítulo 07

Nós próximos dias iremos postar aqui no #blogVCD um excelente livro para quem busca maturidade e para mim é como um verdadeiro manual de espiritualidade. Gostaria de salientar que apesar do livro conter doutrinas e conceitos anti-bíblicos e ser de um católico, seguimos aquele princípio de reter oque é bom.


Que se há de fugir a vã esperança e o orgulho

1. Insensato quem coloca a sua esperança nos homens ou nas criaturas. Não te envergonhes de servir aos outros por amor de Jesus Cristo nem de parecer pobre neste mundo. Não te apoies em ti mas em Deus firma a tua esperança. 

Fazei o que está em tuas mãos e Deus ajudará tua boa vontade. Não confies na tua ciência nem na indústria de nenhuma alma viva, mas na graça de Deus que ajuda os humildes e humilha os presunçosos.

2. Não te glories nas riquezas se as tiveres, nem nos amigos por serem poderosos, mas em Deus que tudo nos dá e acima de tudo deseja dar-se a si mesmo. 

Não te envaideças da robustez ou da formosura do corpo que a menor enfermidade quebranta e desfigura. Não te comprazes nas tuas habilidades e talentos, para não desagradares a Deus a quem pertencem todos os teus dons naturais.

3. Não te julgues melhor que os outros para que não sejas tido talvez como pior aos olhos de Deus que sabe o que há no homem. Não te ensoberbeças por tuas boas obras, porque bem diversos dos homens são os juízos de Deus, a quem desagrada muitas vezes o que aos homens agrada. Se em ti reconheceres algum bem, pensa que são melhores os outros e assim te conservarás em humildade. 

Nenhum mal há em te colocares abaixo de todos; grande mal, porém, se ainda a um só te preferires. No coração humilde, paz contínua; no soberbo, freqüente o ciúme e a irritação.


0 comentários:

Postar um comentário