terça-feira, 28 de junho de 2016

Não deixemos de congregar? Mas porque?



Bom, antes de entrarmos no contexto desde versículo, precisamos entender o significado a palavra CONGREGAR.

CONGREGAR: é fazer ficar ou ficar junto; juntar(-se), reunir(-se). Então com base nisso, Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade.

Chegando ao texto que é citado (Hebreus 10:25) colocarei várias traduções e depois irei à versão grega para entendermos melhor o que o autor estava nos encorajando.

Lá vai…

VERSÃO – ALMEIDA CORRIGIDA E REVISADA FIEL
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

VERSÃO – ALMEIDA REVISADA ALMEIDA BÍBLICA
“não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

VERSÃO – NOVA VERSÃO INTERNACIONAL
“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”

VERSÃO – BÍBLICA BRITÂNICA
“não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, mas exortando uns aos outros, e tanto mais quanto vedes chegar o dia.”

VERSÃO – CATÓLICA
“Não abandonemos a nossa assembléia, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos mutuamente, e tanto mais quando vedes aproximar-se o Grande Dia.”

VERSÃO –  GREGO
μη εγκαταλειποντες την επισυναγωγην εαυτων καθως εθος τισιν αλλα παρακαλουντες και τοσουτω μαλλον οσω βλεπετε εγγιζουσαν την ημεραν.

Essas são as versões mais usadas, já essa última é a versão grega. Não é minha intenção explicar todo esse verso por que a ênfase toda do texto recai sobre a palavra (επισυναγωγην – EPISINAGOGE) que nas versões citadas acima são traduzida por: congregação, igreja e assembléia).
A palavra grega para “reunião” é episynagogin. Observamos então que: se a palavra congregar é juntar-se, reunir-se como foi dito no inicio deste artigo, portanto, entendemos que, o versículo nos diz que NÃO DEIXEMOS DE NOS REUNIR, e não o que muitos interpretam, como se fosse: NÃO DEIXEMOS DE IR A IGREJA (TEMPLO). Até mesmo porque o termo igreja, vem do grego ekklesia, que significa literalmente “chamada para fora”, de ek, “para fora”, e klesis, “chamada”.

Portanto o autor aqui nos encoraja a não abandonarmos nossas reuniões, independente de templo, instituição, e denominação. Temos que nos reunir sim, nos juntar, e mais do que isso, sermos aqueles que foram chamados para fora, a igreja do Senhor.

Para simplificar, congregar é buscar viver a realidade do reino na terra entre os homens, simples assim.

Fonte: http://www.saladoconselho.com.br/?p=7882

1 comentários: