quinta-feira, 5 de maio de 2016

Homem, Mulher e a Família




Fiquei horas refletindo nessa imagem e tentando absorver o plano de Deus para o corpo de Cristo e uma família.

Ao criar o homem foi outorgado a ele autoridade sobre todas as coisas na terra, é delegado a ele a tarefa de prover, proteger e amar e liderar sua família.

Mas para que isso aconteça de forma genuína, devemos entender alguns princípios e fundamentos básicos estabelecidos por Deus.

“Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus”. 1 Coríntios 11:3

Cristo é o cabeça do corpo da igreja, Ele é o mediador entre o homem e Deus, é o Salvador, o redentor, o justo Juiz.

Compete ao homem prover, proteger, amar e liderar sua casa. Jesus é o exemplo que o homem tem para seguir, o amor de Cristo foi tão grande, que deu a sua vida, para resgatar do pecado toda humanidade, e é desta forma que ele espera que o marido ame sua esposa.


“Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela”. Efésios 5:25

Cabe ao marido a manutenção e a provisão do lar, ele trabalha, ganha o pão de cada dia e prove tudo que for necessário para a vida em seu lar.

“Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero”. Salmo 128:2

A liderança do esposo deve ter como base o amor e a justiça de Deus, mesmo que alguns sacrifícios sejam necessários. Ele deve ser modelo, um exemplo, capaz de conduzir a sua família, deve ser o discipulador de sua esposa e filhos, conduzindo-os ao caminho da graça e da salvação.

“Então o Senhor Deus declarou “Não é bom que o homem esteja só, farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Gênesis 2:18

 A esposa deve estar disposta a submeter ao seu marido em tudo, pois assim Deus determinou.

“Mulheres sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador”. Efésios 5:22-23

A mulher deve ser adjuntora, ou seja, auxiliar o marido, caminhar lado a lado em ele, cuidar de sua casa, de seus filhos. Geralmente elas são mais sensíveis, e sabem equilibrar e ponderar os assuntos polêmicos que surge, ela é capaz de reger seu lar com sobriedade e sabedoria.

“A mulher sábia edifica sua casa”. Provérbios 14:1 parte a

Ela deve ser mãe exemplar e direcionar seus filhos no caminho do senhor, ser intercessora de sua casa, temente a Deus e serva fiel.

Honramos o Senhor em nosso lar, quando obedecemos a seus mandamentos e princípios, quando nos sujeitamos a vontade do Pai, Ele com sua infinita graça e misericórdia nos concede a alegria e felicidade de estar e criar nosso família.

Por mais que o mundo diga o contrário, seja firme em seu propósito e busque diariamente qual seja a perfeita, agradável e perfeita vontade de Deus.

#Sola

0 comentários:

Postar um comentário