quarta-feira, 13 de abril de 2016

Aliviando o peso


No jiu-jítsu temos uma posição chamada 100kg,  a qual o lutador que fica em cima pressiona o oponente que esta no chão  com todo o peso do corpo e isso  é, sufocante!
Hoje em dia é muito comum ouvirmos e falarmos, que o dia é corrido, difícil, pesado e tantos outros adjetivos, mais todos tem um único ponto em comum, o qual nos faz ficarmos sufocados.
Com esta correria da nossa vida, são dada vez mais raro os momentos livres, temos hora para tudo e quando sobra um tempinho, logo vamos procurar algo pra completar aquele ‘‘vazio’’.
Assim pouco tempo nos resta, para uso pessoal do nosso dia, e quem dirá, para Deus!
Estes fatos contribuem para ficarmos sufocados, claro que alguns problemas tem soluções  diferentes  mais, é como sempre falo;
‘‘O meu problema pode ser como um gigante pra mim e pode ser um anão para você, só sabe a real dificuldade quem esta passando’’
Vou dar uma boa noticia e uma dica que já muito velha, ela é comum e infelizmente poucas vezes colocada em pratica oração.
Salmos nº34
Os primeiros passos
No salmos de nº 34 noto praticas de deveriam ser  colocar em uso constante, para aliviar a sensação de estar sufocado.
Logo nos primeiro três versículos, podemos notar que, o louvor e gratidão são atos continho da vida cristã, ‘‘Louvarei ao senhor em todo tempo... ’’ no verso seguinte ‘‘minha alma se gloriará no senhor... ’’ e ‘‘juntos exaltaremos o seu nome... ’’ são algumas expressões de louvor e adoração que encontramos  logo no inicio.  
Este é o primeiro ato uma vida agradecia, atitude que todos deveríamos  ter, reconhecer que toda boa dádiva e proveniente dele.
Aliviando a pressão
Porem o que eu quero falar, é como aliviar a pressão, no versículo a seguir   encontramos uma atitude que pode, nos ajudar com isso.
Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Salmos 34:4
Quanto  estamos em perigo ou medo, o que mais queremos é que alguém venha nos ajudar  nos proteger e livra da situação!
A Bíblia orienta em varias situações para buscar ao Senhor Jesus  pois ele intercede ao nosso favor, temos o espírito santo que nos ajuda e auxilia  e fala também do Deus Pai que toda boas dádivas vem Dele, e estes são os nosso amigos fieis, que podem nos ajudar em todos e qualquer  momento e fala ainda para não duvidar
Vamos olhar os versículos seguintes.
‘‘ Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.’’ -Salmos 34:6

O senhor  é quem nos livras de todas e não algumas angústias e de todas os meus temores e não um ou outros, o salmo  completa ainda que os anjos acampam ao nosso redor.
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

Somos convidados a vermos que o senhor é bom e fala que somos bem aventurados por confiar nele e ainda fala que nada falta aos que o temem  versículos 8 e 9.
Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.


Ao termino do salmo no versículo 17
‘‘Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.’’ Salmos 34:17
Não apenas neste salmo, mais e toda a palavra de Deus é evidente que é  Ele que  nos apara por completo em amplo sentido, Ele nos salva das angústias, coloca o anjos ao nosso redor, pede para  comprovar  e ver que o é bom, orienta a todos a temer e ver que nada vai nos faltar  e  por fim, fala que sim, vai nos livra de todas as nossa angústias.
Ficando mais leve
Mais o meu propósito hoje, é falar de alivio e tentar diminuir a pressão e o sentimento de ficar sufocado, para isso temos que ter alguns ajustes em nossa rotina.
Lembre  no inicio do texto, falei que são cada vez mais raros os momentos livres do nosso dia.
Hoje é comum vivermos ‘‘ligados’’ não ficamos  sem o celular, internet, e a própria TV,estes são algumas coisa que  nos prende sem notarmos, quantas vezes nós ficamos até mais tarde na TV por conta de um programa, ou a quantidade de horas no celular em redes sociais, e sem falar quando não é feito tudo isso ao mesmo tempo...
E quando sobra um tempo, o que você faz?; Logo sai em busca de outra atidividade para completar a lacuna, e Deus onde fica? Bem já sei, fica em um domingo qualquer ou em outro dia em ‘‘ perdido’’ uma reunião!
Esta é a grande questão, quanto tempo você esta separando do seu dia, para Deus, alguns minutos, horas ?; Mude este costume e torne Deus parte da sua rotina diária  faça que ele entre na lista de prioridades.

Dividindo o Peso

Separe algum tempo do dia tão corrido para puxar o freio e se distanciar dos problemas  mais espere ai, não é para esquecer e sim leva-los até a presença de Deus.
Divida seu fardo com quem pode te ajudar, ‘‘tome cuidado para não se afogar em seus fardos’’ em outras palavras  tome cuidado para não se sufocar.


As minhas culpas me afogam; como fardo pesado, tornaram-se insuportáveis para mim Salmos 38:4

Veja  no livro de Mateus, somos orientados a fazer isso também...
‘‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.’’ Mateus 11:28
Nesta e em outras varias passagem da Bíblia, podemos ver esta orientação, não vamos conseguir suporta tudo e todos os fardos que a vida nos apresenta, isso é um fato que temos entender e admitir.
E então hoje procure separe algum tempo do dia para orar, falar com Deus, exponha tudo que lhe incomoda, fale com o nosso Deus e você vera que o seu fardo ficara mais leve, ele te ajuda a passar todas as dificuldades.



RC

0 comentários:

Postar um comentário