sábado, 19 de março de 2016

O Único modo de se Viver e de se Morrer



"Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!" - Filipenses 1:21 - Bíblia King James Atualizada


Existem alguns textos bíblicos os quais posso afirmar com certeza que não conhecemos com sua total plenitude. Filipenses 1:21 com certeza é um desses, pra se ter uma ideia recorri até a tradução original do novo testamento (grego) para tentar extrair algo novo ou algo mais sólido, se é que seria possível, sobre este versículo, e consegui em grego no caso ele é assim:

"εμοι γαρ το ζην χριστος και το αποθανειν κερδος" / Tradução: "Porque para mim o viver Cristo, e morrer ganhar"

A diferença é minima mas eu consegui ver uma diferença estrondosa. O "é" foi colocado para facilitar a compreensão gramatical do versículo, mas ele não existe nos manuscritos originais.

"Porque pra mim o viver CRISTO" (Original Grego)

"Porque para mim o viver É CRISTO (Versão em Português)

Quando eu leio "VIVER CRISTO" é como se toda minha visão e atenção estivesse voltada para Cristo, quando eu leio "Viver É Cristo" eu vejo um estilo de vida uma opção ou um método.

Conseguem ter essa revelação espiritual disso?

Jesus quando encontrou com Saulo no caminho para Damasco, Se revelou para ele. Essa revelação provocou, no agora Paulo, uma mudança completa de certa forma que todo farisaísmo, todo legalismo foi confrontado e consumido por Cristo.

Já não havia espaço para mais nada, até sua vida não era importante mais. Paulo escreveu para a igreja de Filipo com muito amor e gratidão por aquela igreja, na tentativa de demostrar a eles o real sentido e modo de viver de se enxergar a caminhada cristã, que é de renúncia para Cristo.

Paulo estava preso quando escreveu a carta aos Filipenses, e já bem velho, no fim de sua jornada em uma reflexão que todos nós deveríamos fazer, ele tentou demostrar para essa igreja que para o cristão existe um caminho e uma recompensa, uma porta e uma consequência.

Mas o que seria "VIVER CRISTO"?

Pode parecer simples, mas se você olhar a sua volta e principalmente olhar pra dentro de você mesmo, achará Cristo lá? ou por ai ao seu redor?

Em tempos de apostasia e do esfriamento dia após dia do amor, é possível ainda se viver Cristo?

No versículo 20 temos: "segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte."

Paulo compreendeu o Viver Cristo, ele o fazia até dentro da prisão, a certeza que tinha era algo incomparável para nós em nossos dias e com nossas limitações. Paulo quando fariseu tinha seu selo pela lei, e na certeza que ela a levaria até o Senhor, após sua queda em damasco e seu encontro com Cristo, tudo mudou. Aquele que era o Criador passou também a ser seu Redentor.

A profundidade de entendimento e até mesmo pelo fator histórico leva os judeus a terem essa sensação, mas sem pretensão nenhuma somos (os gentios) privilegiados porque não tivemos a lei apenas a Graça, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Mas voltando ao nosso meio físico, de completa apostasia, heresias se disseminando como praga, tudo em prol do bolso de alguns. Cristo tem sido difamado isso sim, por alguns. A pureza do evangelho deu lugar a um estilo, ou procedimentos esteriótipos, saia, calça, denominações, ou no simples "aceitar Jesus".

As pessoas tem procurado apenas o que lhe dão prazer e não no que lhe gera fé e santificação, onde fica o "MORRER GANHAR"

Como uma geração dessas pode pensar que morrer é ganhar que se morre e se ganha? É inconcebível.

A caminhada do cristão para ter algum lucro no final de uma jornada é muito complexa para nós hoje, porque não sabemos renunciar nem a 5 minutos ao nosso Smartphone para estudar a palavra, ou para orar uns pelos outros, como somos tolos!

Em Isaías 64:6 temos a descrição exata de uma mente voltada a nossa dura realidade e natureza:

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam."

Não sei se você ficou um pouco desanimado com seu cristianismo diário como eu fiquei comigo mesmo, mas extraio uma certeza meus amados irmãos, temos que renunciar ao nosso EU e substituí-lo por Cristo e entender que nossa jornada aqui é nada mais nada menos para servi-Lo, e que por mais que tenhamos qualquer outro tipo de favor ou benefício aqui nada se compara ao que foi vertido na Cruz, que chegou o LUCRO o GANHO que terão apenas quem for escolhido e revelado essa verdade, que nada mais é que Viver como Cristo, ser de acordo com o caráter do Varão perfeito, que verteu seu sangue como maior demostração de amor por pessoas que não valem nada.

0 comentários:

Postar um comentário