segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Bíblia de Estudo Dake: uma bíblia pra não se ter em casa

A Bíblia de Estudo Dake consegue ser tão ficcional quanto herética. Ela é a sua melhor escolha quando não quiser comprar uma bíblia.
Texto Revisto e Ampliado em 09/09/2014 • 2ª Edição

Na ocasião do lançamento do novo filme do Super-Homem “O Homem de Aço” em 2013, a equipe responsável por ações promocionais do estúdio Warner Bros. Pictures tentou, como sempre, comparar a história do personagem com a história de Jesus Cristo. Realmente, há algumas semelhanças como a idade (33 anos) e outros pontos no enredo. O objetivo disso, óbvio, é chamar a atenção da mídia e do público, promovendo o filme de maneira mais intensa.
Para minha surpresa, ao começar a pesquisar sobre a Bíblia de Estudo Dake e, também, outras obras do mesmo autor (Finis Dake) me pareceu, em algumas de suas ideias, estar vendo uma releitura da vida desse personagem da ficção cinematográfica. Certas concepções filosóficas e intelectualistas de Dake aproximam, de fato, as histórias de Jesus com a do homem de aço.

(Imagem: Reprodução) Henry Cavill interpretando o Homem de Aço no filme lançado em 2013.
(Imagem: Reprodução) Henry Cavill interpretando o Homem de Aço no filme lançado em 2013 pela Warner Bros. Pictures.
O problema é que o autor das notas da bíblia Dake, cujo nome completo é Finis Jennings Dake, usou os Textos Sagrados como base para essas histórias fantasiosas. E é esta característica que coloca sob suspeita toda a Bíblia Dake.
Algumas notas de estudo desta bíblia partem de especulações do próprio autor (Dake), mas não encontram respaldo nos Textos Sagrados ou mesmo em outras obras cristãs respeitáveis. Certas interpretações que Dake faz das Escrituras são totalmente pessoais e desprovidas de um nível de confiabilidade exegética razoável.
Logo no início do livro de Gêneses, nas notas do capítulo 1, Dake diz ter existido um sistema social antes de Adão. Como sustentar isso biblicamente?
Diz-se que Dake é usado como referência por famosos “apóstolos” de heresias contemporâneas, como o conhecido Benny Hinn. Isto porque, segundo Hank Hanegraaff (autor de “Cristianismo em Crise”, 2ª ed., 1998, CPAD), a Bíblia Dake seria a maior coletânea de falsos ensinos entre todas as bíblias de estudo com falsos ensinos. “Finis Dake exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da Fé”, afirma Hanegraaff em seu livro, que, curiosamente, é publicado no Brasil pela mesma editora que lançou a bíblia Dake, a CPAD.
Mas existiria pelo menos um motivo para se ter esta bíblia?
Sim. Há algumas razões específicas que justificariam adquirir um exemplar. A seguir, na página dois, três delas:
3 razões para comprar uma Bíblia Dake
1. Se você for estudante de Teologia.
  • Embora haja alguns problemas teológicos na obra e em outros livros de Dake, a bíblia Dake possui um extenso comentário dos textos sagrados. Parece que a meta ao produzir esta bíblia era comentar não só cada versículo, mas cada palavra ou expressão. É por aí mesmo. Você tem comentários sobre as palavras e expressões de cada versículo! Deve ter dado muito trabalho, sem dúvida.
  • Outra característica positiva é possuir diversos dados estatísticos minuciosos sobre a Bíblia, por exemplo, o número de versículos em Gênesis que começam com certas palavras como “E disse Deus”, e muitos outros.
  • Enfim, para um estudante de teologia eu diria que a bíblia Dake é um excelente material de estudos e pesquisas, mesmo com o risco deste estudante se apropriar de certas afirmações puramente especulativas.
2. Se você já tiver um bom conhecimento bíblico, algum tempo de conversão e for muito curioso só porque sabe que a bíblia Dake é controversa.
3. Se você quiser criar sua própria igreja-seita.
  • Caso você queira pescar alguma teoria impactante para fundar uma doutrina herética, abrir uma igreja-seita e ganhar dinheiro, a Bíblia Dake tem um cardápio variado tanto quanto perigoso. Mas você não vai fazer isso, ok?
Expondo os ensinos nocivos
Para exemplificar, vamos conhecer algumas das ideias contidas nesta bíblia e em outras publicações de Finis Dake que poderiam render bons livros de fantasia e mitologia, porém não servem como material para estudo bíblico.
Os trechos a seguir que estiverem entre aspas foram retirados do livro ‘Cristianismo em Crise’ de Hank Hanegraaff, como antes foi citado, e em seguida faço breves comentários. 

…Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos” (Cristianismo em Crise, p. 278). 
  • Para Dake e outros curandeiros da Fé, as doenças aparecem porque as pessoas proferem palavras de temor em lugar de palavras de fé, e por isso, dão a Satanás autoridade para bagunçar suas vidas. Alguns exemplos de expressões do dia a dia que seriam termos de autorização para Satanás: Quase morri de susto! Estou morrendo de vontade de fazer isso ou aquilo. Pensei que ia morrer de tanto rir. Isso me deixa doente! Acho que vou pegar um resfriado.
“Deus… vai de um lugar para outro num corpo como o de todas as outras pessoas” (Ibid., p. 327).
  • Isso tem paralelo na mitologia grega. Pura ficção herética!
“Deus é apenas um ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas… come… descansa… habita numa mansão, numacidade localizada num planeta material chamado Céu” (Ibid., p.327).
  • Deu vontade de rir?
“Jesus tornou-se o Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria”.
  • Aqui há um problema sério de compatibilidade com a própria história de Jesus narrada nos evangelhos. Por exemplo: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”(Lucas 2:11). Ou seja, Ele já nasceu Cristo, Salvador e Senhor.
Para Dake, Adão era como uma espécie de deus. Considerava-o como um “superser”.
  • Adão podia voar e, apenas com o poder do seu pensamento, poderia se deslocar para qualquer lugar, até mesmo para a Lua. (Ibid., p. 129 e p. 437, item 34).
Dake prega o triteísmo, uma visão desviada sobre a Trindade.
  • O triteísmo distorce a própria Bíblia ao afirmar que cada uma das três pessoas divinas é um deus distinto. Mas o que a Bíblia diz é: “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Efésios 4:6)“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (I Timóteo 2:5).
Assim, não fica difícil de ver que esta bíblia não é uma escolha segura para quem quer estudar as Escrituras, ainda que seja bastante rica em informações.
Não se pode dizer que Dake e tantos outros disseminam ideias como essas de má-fé ou boa-fé. Podemos, contudo, nos afastar de coisas assim.
De qualquer forma, ainda que ele e os muitos teólogos hereges em todo o mundo façam isso por interesses próprios, como ganhar oceanos de dinheiro, conseguir fama, muita projeção social e poder de influenciar a sociedade, devemos respeitá-los como pessoas e não proferir ofensas públicas ou pessoais contra eles. Afinal, todos nós somos livres para expressar opiniões e pensamentos, e escrever isso num livro.
Isso, entretanto, não implica baixar a guarda e nos furtar de combater doutrinas perniciosas e sectárias. Devemos fazer isso, mas façamos como Jesus fez, com amor e misericórdia, mas sendo firmes e justos.
Para ver mais sobre esse assunto eu recomendo os seguintes textos:
  1. O Dake e a Bíblia Dake
  2. Bíblia Dake – Erros Doutrinários
Para questionamentos e outras dúvidas, é só dizer nos comentários
Fonte: 
http://infosol.me/2014/02/10/biblia-de-estudo-dake-uma-biblia-pra-nao-se-ter-em-casa/

5 comentários:

  1. Eu fico com as palavras de F. Dake: "Meus ensinos podem conter erros, mas a Palavra de Deus é perfeita". Agora, você comparar obras do Cinema à Obra de estudo de Uma Vida como foi a do òrfão Dake. É de uma canalhice sem tamanho. Ainda mais quando se sabe que a "Bíblia DAKE" como denominaram os mercenários da CPAD e ATOS no Brasil, Omitindo comentários de Dake, Inserindo Mapas, o Nome Gigante de Dake na Capa (original não traz isso - Inglês) e outras coisas que não foi permitido pela família Dake/USA, torna o seu texto, um trabalho de vigaristas do mesmo calibre de Benny Hinn, o Homem-profeta que disse que fogo do céu consumiria os gays nos EUA e que Fidel Castro Morreria nos anos 90.
    Procure informações na fonte Colega, inclusive sobre a injustiça que fez a ASS. de Deus dos Estados Unidos ao F. Dake nos anos 30, que mais tarde reviu seu posicionamento em relação ao Pastor Dake, reconhecendo o erro.
    Fique na Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a principal critica a essa bíblia de estudo é enfim as heresias, não a qualidade literária. Por favor saiba separar oque é uma heresia e oque é uma obra literária. Como obra literária não analisamos mas sim seus pontos heréticos, e se compará-la com outras ai que as heresias aumentam mais

      Excluir
  2. À título de Informação:

    Na Própria internet achei:

    pastor Antonio Gilberto:

    "Sobre o seu real conhecimento do conteúdo da Dake

    “Em 1969, eu era estudante na América. Antes de eu viajar para lá, o pastor Lawrence Olson, de saudosa memória, me disse: ‘Irmão Gilberto, quando chegar à América, logo que puder, compre uma Bíblia de estudo Dake, que foi lançada agora’. E não foi só ele [que a recomendou]. E, de fato, logo que pude, comprei uma, mas não pude nem sequer tocar, devido ao programa do meu curso. Mas logo que retornei ao Brasil, eu a peguei por cinco anos. Foram cinco anos de estudo metódico, sem aquele negócio de pega e deixa.”

    Sobre a recomendação de sua publicação pela CPAD

    “Há seis anos, quando a Casa estudou a possibilidade de publicá-la em português, o projeto foi enviado para mim, como consultor, para eu dar um parecer. Eu me senti tranquilo, porque conhecia tudo sobre a Dake. Então dei o meu parecer. Eu disse: ‘Olha, a Bíblia é um manancial. É uma riqueza para estudantes, para pregadores, para pastores, para escritores. Mas faço algumas ressalvas, porque nela há alguns pensamentos intelectualistas, quer dizer, produto do cérebro humano. Há também alguns pensamentos racionalistas, da razão humana. Há também uma porção de pensamentos que são filosóficos. Mas o irmão Dake é falecido, a gente não pode conversar com ele e perguntar por que ele fez aquilo. Então sugiro que a CPAD obtenha licença para isentar a edição brasileira nesses pontos’. E, de fato, alguma coisa foi feita, mas, por razões que desconheço, passaram outras.”

    Olha outro Vigarista aí, "E, de fato, alguma coisa foi feita, mas, por razões que desconheço, passaram outras”.
    Dizendo que foi chamado para falar da Bíblia com Comentários Dake, mas que "naão sabia porque foram omitidos certas coisas".

    Aham, sei.

    O instituto Dake, certamente irá processar essa gente.

    ResponderExcluir
  3. Fonta da Matéria acima:

    https://judsoncanto.wordpress.com/2010/02/12/biblia-dake-pastor-antonio-gilberto-fala-a-o-balido/

    ResponderExcluir
  4. tenho a Bíblia de estudo Dake e digo que é melhor Bíblia de estudo que eu tenho e olha que tenho várias, uma coisa que devemos levar em consideração é que notas de rodapé de Bíblia de estudo não é palavra inspirada de Deus, então pode sim conter erros, com a Bíblia Dake tem, mas nada disso tira o magnifico trabalho feito pelo pastor Dake. Outra coisa, os comentários se tornam heréticos quando visto a partir de um ponto, ex: para mim, a Bíblia de estudo Genebra, tem muita nota herética, assim como a Macarthur.

    ResponderExcluir